quinta-feira, outubro 27, 2005

Emissão de 23 de Outubro de 2005

O primeiro momento assim se sucedeu.

Black Jazz Chronicles - Up & down (Future Juju - 1998)
Uma magnífica composição para piano da autoria de Ashley Beedle e interpretada por Uschi Classen. Incluída num álbum totalmente dedicado a Fela Kuti. Uma belíssima homenagem a título póstumo. Um tema que persistentemente ecoa no subconsciente.
Leila - Space, love(Like weather - 1998)
Muito se fala de Björk, mas seria injusto esquecer aqueles que a rodeiam e que tanto contribuem para o seu sucesso. Leila, a sua engenheira de som, é um dos grandes artífices de tal sucesso. Até ao momento editou dois excelentes discos, onde oscila entre composições mais esquisóides, perto de Aphex Twin, e temas mais melódicos. "Space, love", traduz bem estes últimos.
Animal Collective - Loch Raven (Feels - 2005)
Os rapazes do momento. "Beach Boys" do séc.XXI? Penso que não! São iguais a si mesmos! Viajaram do ruído ao silêncio. Com uma simplicidade extrema. Escutem "Feels" e regressem à vossa infância.
Animal Collective/ Vashti Bunyan- I remember learning how to dive (Prospect Hummer Ep- 2005)
E assim ressurge uma das pérolas esquecidas da folk da década de 60. Vashti Bunyan. Pela mão dos Animal Collective e da Fat Cat Records. Um novo disco a sair muito brevemente. Para render"Just another diamond day"?
Will Oldham - Sapele (Seafarers music- 2004)
Mais um disco de Will Oldham, sempre com a mesma qualidade. Este totalmente instrumental. Continua a fazer sentido. Mesmo sem a voz pungente de Oldham. Composta para um documentário sobre marinheiros.
Louïs 2000 - Les oiseaux (Nuits sur ecoute: Bignona - 2003)
As noites de uma pequena aldeia no Senegal. Os sons quentes e longínquos de África, pontuados por alguma electrónica ocidental. Para escutar e tentar discernir os diferentes aromas da noite.
Ronu Majundar-Bãnsui - Krsna kãntha Kãndam (Hollow Bambu- 2002)
Um colaborador habitual de Jon Hassell, que participou em "Fascinoma" e que neste tema contou com a inconfundível "slide guitar" de Ry Cooder. Momentos para meditar com sonoridades indianas, por vezes com um ligeiro travo pop.
Jane- Berserker (Berserker - 2005)
Noah Lennox (ou Panda Bear) e Scott Mou.Existe vida para além dos Animal Collective. Aqui ainda se mantêm algumas reminiscências dos primeiros tempos destes. Uma faixa que transborda "ambiental".
Panda Bear - ... (Young Prayer- 2004)
Um disco que é uma reflexão sobre a morte do pai do autor...Mas, espante-se, nada depressiva. Um disco muito pessoal. Cheio de Luz. Assim o faz antever a capa.
Lou Reed/Antony - Perfect day (The raven- 2003)
Um tema que parecia quase perfeito, até ouvir esta nova versão. Sombria, é verdade. Mas a voz de Antony parece irradiar algo mais. O meu primeiro contacto com esta magnífica e esquálida criatura.
Shigeru Umebayashi - 2046 Main theme (OST 2046- 2004)
A relação entre Wong Kar Wai e Umebayashi continua para além de "In the mood for love". Profícua e esperemos que duradoura. 2046, um dos filmes e bandas sonoras do ano transacto.
Dave Douglas - Summit music (Mountain passages - 2005)
Dave Douglas não descansa. A curtos períodos edita discos e quase sempre com a mesma qualidade. Desta vez, uma composição para escutar num festival de Jazz celebrado nas montanhas em Itália. Tão emotivo quanto "Charms of the night sky".
Animal Collective - The softest voice (Sung tongs - 2004)
Para terminar o programa e o nosso destaque da semana um tema delicodoce e inocente do magnífico "Sung tongs". Para quê crescer?
Até para a semana.

sábado, outubro 22, 2005

Um momento de contenção

Apneia

A suspensão voluntária ou involuntária da respiração.
Uma hora para imergir em texturas sonoras mais plácidas. Sem limites, sem imposições.
Um momento de contenção, onde os sentidos se espraiam.